Fundação Museu Mariano Procópio

História Natural do Parque Mariano Procópio

Museu Mariano Procópio

Há muitos caminhos; neste e em outros mundos. Caminho não é apenas a distância entre um ponto de partida e o ponto de chegada. Dentro de um mesmo caminho há mil chegadas, mil caminhos, mil novas partidas. Desvios, atalhos, subidas, descidas. O menos surpreendente de todos é o caminho reto, onde pouco se pode dispersar a atenção. Perder-se é achar, é achar algo novo, inesperado.

O circuito de visita a um jardim é uma sugestão. Indica caminhos mas não impõe o percurso. Quem obedecer cegamente ao roteiro proposto pouco verá. Andar em um jardim é transgredir. Empreende-se uma caminhada em uma direção. Não é necessário chegar lá. Por que não parar à sombra de uma árvore, observar o voo de uma ave, ouvir o canto da cigarra, fruir o perfume das flores? O jardim não é apenas o lugar onde estamos. É um lugar dentro de cada um de nós. Vinte pessoas percorrem o mesmo trajeto, cada uma viu e sentiu um lugar diferente, cada uma teve um jardim só seu: um fragmento do paraíso que cada qual preserva no mais íntimo e profundo ponto de sua alma, de seu coração.

Vamos visitar os jardins do Museu Mariano Procópio. O museu é um jardim, o jardim é um museu. Tudo vive: na velha edificação, os mortos ressuscitam em nossa imaginação, seus corações ainda batem em nossos corações, são os corações daqueles que já não existem, daqueles a quem devemos transmitir o que herdamos dos que já se foram.

Onde eu piso, um outro pisou: um outro pisará. Este pássaro que gorgeia não é o mesmo que outros ouviram, que outros ouvirão. Mas o canto é o mesmo.

Um jardim, um museu, um quadro. Mil lembranças, mil sonhos, mil possibilidades. A mão indica o caminho. Eu faço os caminhos.

Carlos Fernando de Moura Delphim
Especialista
Arquiteto da Paisagem – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN

  • Parque Mariano Procópio - MAPRO
  • Sapucaia - Antonio Jorge Costa
  • Visão Noturna - MAPRO
  • Vista áerea - Acervo PJF/ Humberto Nicoline
Fundo Nacional da Cultura Fundação Museu Mariano Procópio Prefeitura Municipal de Juiz de Fora Ministério da Cultura
Contato
 

(55) 32 3690-2200

(55) 32 3690-2211

contato.museu@pjf.mg.gov.br

Horário de funcionamento
 

Terça a domingo, de 8h às 18h.
Rua Mariano Procópio, 1.100
Mariano Procópio - Juiz de Fora – Minas Gerais.

Visite a página da Ato Interativo Agência Digitial