Fundação Museu Mariano Procópio

História Natural do Parque Mariano Procópio

O Parque Mariano Procópio, espaço público de fácil acesso, celebra a vida ao ar livre, informa, educa e promove o contato do homem urbano com a cultura através de seu acervo de belas artes.

Seguindo o desenho romântico dos jardins do Parque Ferreira Lage, figuram as fontes d’art, chafarizes, estátuas em ferro fundido, a exemplo das esculturas A Arte e A Ciência de Mathurin Moreau, a Diana de Gabi, produzidas pelo grupo Val d’Osne, importante fundição artística do século 19. Entre os tijolos maciços da alvenaria da Villa Ferreira Lage, ao gosto burguês, podem ser apreciados esculturas, medalhões e vasos em cerâmica que ornamentam as escadarias do passadiço.

À frente do Museu Mariano Procópio encontra-se o busto do personagem de mesmo nome, cuja família deu origem às importantes coleções que podem ser vistas entre os jardins e exposições do complexo que se formou. No jardim, que dá vista ao Museu, os visitantes são recepcionados por um conjunto de esculturas em mármore branco, representando os continentes América, Ásia, Europa e África.

Todo o parque e as edificações históricas se integram através dos monumentos, onde o mesmo visitante que se encanta com a natureza encontra motivos para aproveitar esse lugar privilegiado: shows, exposições e acervos artísticos.

Maria Salete Ferreira Figueira
Chefe do Departamento do Acervo Técnico

Você também pode ver outras fotos em nossa Galeria. Clique aqui e veja mais imagens que disponibilizamos para você.

Fotos

Clique na imagem abaixo e veja fotos dos nossos monumentos.

Veja imagens dos nossos monumentos
Fundo Nacional da Cultura Fundação Museu Mariano Procópio Prefeitura Municipal de Juiz de Fora Ministério da Cultura
Contato
 

(55) 32 3690-2200

(55) 32 3690-2211

contato.museu@pjf.mg.gov.br

Siga-nos no Twitter Curta-nos no Facebook Visite nosso Flickr Visite a página da Ato Interativo Agência Web
Visite a página da Ato Interativo Agência Digitial