Fundação Museu Mariano Procópio

História Natural do Parque Mariano Procópio

Educador multiplicador

A educação em espaços não formais é um novo campo na esfera educacional que vem ganhando destaque em função do seu grande potencial em auxiliar a educação formal, possibilitando novas atitudes pedagógicas e, por isso, é de extrema importância para a construção do saber. Embora pouco explorados, esses ambientes se tornam motivadores por apresentarem um ensino diversificado que instiga a curiosidade do visitante em contato direto com o objeto de estudo.

O Parque Mariano Procópio, classificado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) como um Jardim Histórico, é um dos mais ricos em biodiversidade quando comparado a outros jardins. Os 78.240m² do parque possibilitam a realização de trabalhos interdisciplinares, que promovem diversas abordagens e enfoques de sua fauna e flora de acordo com o interesse dos professores, desenvolvendo, assim, projetos de Educação Ambiental há 22 anos.

Os projetos de Educação Ambiental desenvolvidos no Sítio Histórico de Mariano Procópio são sustentados por um tripé onde a educação ambiental explora a biodiversidade de um jardim histórico, enfatizando a importância de cada espécie, disseminando o conhecimento sobre a história de toda flora e fauna aqui existente, visando a conscientização dos indivíduos para a preservação.

Este guia didático para professores abre um leque de oportunidades para o docente preparar sua visita ao Parque Mariano Procópio, dando-lhe a liberdade de selecionar o que é ou não de seu interesse trabalhar. Além da trilha interpretativa, preparamos propostas de atividades para serem trabalhadas em sala de aula após a visita.

Você pode fazer o download das atividades relacionadas ao parque clicando aqui.

Foto: Paula Duarte
Fundo Nacional da Cultura Fundação Museu Mariano Procópio Prefeitura Municipal de Juiz de Fora Ministério da Cultura
Contato
 

(55) 32 3690-2200

(55) 32 3690-2211

contato.museu@pjf.mg.gov.br

Siga-nos no Twitter Curta-nos no Facebook Visite nosso Flickr Visite a página da Ato Interativo Agência Web
Visite a página da Ato Interativo Agência Digitial